Reflexão sobre fórmulas mágicas que prometem combater a obesidade na aromaterapia. Isto fosse verdadeiro, a Inglaterra, país de origem dos Florais de Bach, país onde a Aromaterapia Clínica é altamente valorizada e utilizada em hospitais não seria classificado como o país com o mais alto índice de obesidade da Europa.
Tratemos cada um como um Ser Único e não como produção em série industrial.
Um bom final de domingo a todos ♥
Texto da Prof. Vera Lucia Guedes.
Aromaterapia Clínica - Obesidade e a Vida Moderna - Dieta Alimentar pobre, Estresse, Tensão, Pressão e Sedentarismo são fatores que contribuem fortemente para o aumento de peso das pessoas.
A Medicina Complementar que inclui a Aromaterapia NÃO tem uma fórmula mágica para combater esta epidemia, que segundo Organização Mundial da Saúde – OMS, já ultrapassada (2010), existem mais de 300 milhões de obesos no mundo.
Só no Brasil são mais de 65 milhões de pessoas, 40% da população, está com excesso de peso, enquanto 10 milhões são considerados obesos.
A Inglaterra, terra de curadores famosos como Edward Bach - pai dos Florais de Bach- Nicolas Culpeper - pai da medicina herbácea e aromática do século XVI e muitos outros, já é classificada como o país com mais obesos da Europa, a mulher inglesa é também a mais obesa da Europa. A Inglaterra foi também classificada como o quinto país mais obeso entre todos os outros.
Os EUA país de medicina de ponta e também o mais rico é classificado como o país mais obeso entre todos, quanto maior o poder de renda, mais as pessoas tendem a ficar obesas.
"Pesquisadores já concluíram que o aumento da incidência de obesidade em sociedades ocidentais nos últimos 25 anos do século XX teve como principais causas o consumo excessivo de nutrientes combinado com crescente sedentarismo. Embora informações sobre o conteúdo nutricional dos alimentos esteja bastante disponível nas embalagens dos alimentos, na Internet, em consultórios médicos e em escolas, é evidente que o consumo excessivo de alimentos continua sendo um problema. Devido a diversos fatores sociológicos, o consumo médio de calorias quase quadruplicou entre 1977 e 1995. Porém, a dieta, por si só, não explica o significativo aumento nas taxas de obesidade em boa parte do mundo industrializado nos anos recentes. Um estilo de vida cada vez mais sedentário teve um papel importante. Outros fatores que podem ter contribuído para esse aumento—ainda que sua ligação direta com a obesidade não seja tão bem estabelecida—o estresse da vida moderna e sono insuficiente."
A psicologia alerta que é importante pensar na saúde como algo completo, e aponta a necessidade de se analisar os motivos responsáveis pela a obesidade de cada pessoa em particular. Segundo profissionais da área NÃO existe uma receita ideal para se combater a gordura. Mas sim, um tratamento individual.
A Aromaterapia Clínica trata cada um em sua individualidade.
Todas as doenças são diferentes, a obesidade também é, pois somos todos diferentes. Não somos pessoas feitas em series como produtos industrializados, portanto devemos ser tratados como indivíduos singulares.
Um conjunto de boas atitudes faz uma grande diferença na vida do sofredor da obesidade - Pensamentos positivos, autoestima saudável, boa ligação com a espiritualidade, emoções saudáveis, alegria no coração, dieta adequada para o biótipo da pessoa, exercícios e ou um bom hobby e óleos essenciais podem fazer a diferença na vida das pessoas que sofrem com o aumento de peso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário